Dom Anuar preside missa em ação de graças pelos 60 anos da Santa Casa

06 de Março de 2014

Dom Anuar preside missa em ação de graças pelos 60 anos da Santa Casa

imagem Dom Anuar preside missa em ação de graças pelos 60 anos da Santa Casa

Em 2014 a Santa Casa de Maringá completa 60 anos. Em ação de graças pela data o Arcebispo Dom Anuar Battisti irá presidir a santa missa ao ar livre nessa sexta-feira (07) às 17h, em frente à entrada principal do hospital (Rua Santos Dumont 555).

A santa missa será concelebrada pelo padre Sidney Fabril, capelão hospitalar. Durante a celebração será inaugurada a reforma da maternidade da Santa Casa.

 

HISTÓRICO

O nascimento da Santa Casa, no início da década de 50, resultou do compromisso do padre João Jansen, de Maringá/PR e a anuência do Bispo Dom Geraldo Proença Sigaund, de Jacarezinho/PR, em melhorar as precárias condições de saúde dos trabalhadores rurais da região.

Em julho de 1954, num galpão abandonado, é inaugurado o ambulatório Nossa Senhora de Fátima, com 10 leitos. Um ano depois recebe o registro de Entidade de Fins Filantrópicos, renovado anualmente até os dias atuais.
A busca incessante de recursos e mão-de-obra especializada, sob coordenação de Dom Jaime Luiz Coelho, Bispo de Maringá na época, possibilitou a construção de 81 leitos, do Centro Cirúrgico e Obstétrico.

Entretanto, com o crescimento acelerado da cidade e região, a Diocese precisava de mais recursos para atender a demanda crescente de pessoas. Procurou, então, os Irmãos da Misericórdia de Maria Auxiliadora, uma Congregação alemã, fundada em 1850 pelo Irmão Pedro Friedhofen, para administrar o hospital. Desde 1970, a Santa Casa de Maringá conta com a Irmandade na sua direção.

Em 1992 termina o 6ª pavilhão e a primeira fase do projeto, com a Maternidade, Pediatria, Clínica Médica e Cirúrgica, Unidade de Fisioterapia, consultórios médicos, Unidade e Terapia Intensiva Adulto e Pediátrica, Pronto Atendimento, Centro Cirúrgico e Central de Recuperação, Esterilização, Lavanderia, Farmácia, Centro Diagnóstico, Setor Administrativo e de Recursos Humanos, Compras, em pleno funcionamento.

Hoje, além do atendimento à comunidade, a Santa Casa atua em conjunto com os gestores públicos de saúde para ajudar a suprir suas necessidades assistenciais, tecnológicas ou de competências. Para isso dispõe de 60% de seus leitos aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Santa Casa está à frente de projetos importantes, que mostram como a parceria público-privada pode render frutos para a comunidade, inspirando outras instituições a engrossarem suas fileiras em prol da saúde em nosso país.